Um dos maiores desafios é estimular o exercício de uma liderança comprometida com a santificação. Sabemos que todas as vezes que os lideres do povo afastam-se dos padrões de Deus para as suas vidas, a igreja sofre, e o nome do Senhor deixa de ser exaltado.
A Bíblia registra que alguns reis, no passado, foram abençoados, por Deus, porque fizeram o que era reto, buscaram a santificação e o fim da idolatria, entre eles, destacamos Asa, Josias e Josafá.
Ao pensarmos na igreja hoje, precisamos verificar se temos exercido nossa liderança pelos nossos próprios padrões, ou se estamos seguindo os padrões de Deus, para nossa vida.
A Bíblia nos apresenta diversos exemplos de homens que foram líderes úteis à obra, porque seguiram a santificação no exercício do seu trabalho.
O rei Davi é um bom exemplo de liderança, era um homem comprometido com Deus, pôde exercer sua liderança sob as bases da generosidade, da habilidade, do reconhecimento das bênçãos de Deus sobre a sua vida (II Sam. 5), os seus Salmos revelam proximidade com Deus e a constante luta que travou pela santificação de sua vida.
Pedro, em sua primeira carta, (I P 5: 1-7) destaca sua visão sobre a liderança espiritual, bíblica e comprometida com a santificação.
Características que devem ser observadas pelo líder:
a- Deve cuidar do seu rebanho.
b- Não deve ser movido pela ganância.
c- Dever ser humilde.
d- Deve zelar pelos valores da vida.
A oração, que é nossa conversa com Deus e o nosso ouvir a Deus, torna-se fator preponderante na nossa busca por santificação.
O exercício da liderança cristã não pode ser calcado apenas em informações técnicas e métodos sofisticados e atualizados, deve ser exercida sob a dependência de Deus, com uma vida santa, que busca a orientação de Deus em todo momento, e que tem como disposição fundamental, glorificar e honrar o nome de Cristo, o único Senhor da igreja.
Nenhum comentário:
Postar um comentário